TJPR homenageia ministro Dias Toffoli pelos 15 anos de atuação no STF
O ministro José Antônio Dias Toffoli completa, neste dia 23 de outubro, 15 anos de atividade no Supremo Tribunal Federal (STF), celebrando um período de dedicação voltado à defesa do Estado Democrático de Direito. Natural de Marília (SP), é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Com início da carreira na advocacia, Toffoli assumiu a cadeira de ministro em 2009, então aos 42 anos, após deixar a Advocacia-Geral da União (AGU). Foi, ainda, o ministro mais jovem a presidir a Suprema Corte, aos 50 anos, no biênio 2018-2020. Durante sua gestão, teve êxito na missão de manter o Tribunal em pleno funcionamento, mesmo diante da pandemia da covid-19.
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio de seu presidente, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presta uma homenagem pela trajetória do magistrado na Suprema Corte Brasileira.
“Hoje é uma data especial para o Poder Judiciário brasileiro em decorrência da celebração de 15 anos de judicatura constitucional de sua Excelência o Ministro Dias Toffoli.
A trajetória do honorável Ministro é marcada por sensibilidade social e humana, profundo conhecimento técnico e incansável luta em prol do Estado Democrático de Direito.
Ministro Toffoli tem reconhecida capacidade de interpretar e aplicar a Constituição com sabedoria, precisão e equilíbrio, garantindo a proteção dos direitos fundamentais e a manutenção do Estado Democrático de Direito em um país continental e com tantas diferenças regionais, culturais e sociais.
A sua sensibilidade ao lidar com questões complexas e delicadas, sempre buscando o melhor para a sociedade brasileira, é marca registrada desse seu tempo junto ao Supremo e fonte de inspiração para todos nós.
Agradeço profundamente pela confiança depositada ao indicar-me ao Conselho Nacional de Justiça, oportunidade em que trabalhamos juntos e pude testemunhar o seu incansável trabalho em prol de um Judiciário mais justo, célere, igualitário, inclusivo e eficiente.
Desejo, em nome do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que sua jornada continue a iluminar os caminhos da Justiça e da democracia em nosso país, com o mesmo ânimo, disposição e coragem que o caracteriza.”
Luiz Fernando Tomasi Keppen,
Presidente do TJPR