Últimas Notícias

Projeto Encontro Curitiba Promove a Preparação online para pretendentes à adoção

 

O Grupo de Apoio Adoção Consciente (GAACO) promoveu, de junho a agosto deste ano, a nona edição do Projeto Encontro Curitiba. A  iniciativa é recomendada como parte do processo de preparação de pretendentes à adoção, nos termos do art. 197-C, parágrafo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente. Para participar do projeto é preciso observar as regras e requisitos pré-definidos. A ação conta com o apoio operacional de diversas entidades dedicadas à proteção de crianças e adolescentes em situação de risco social, bem como autorização e apoio institucional do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

Ao fim do programa na modalidade online, foi promovida a festa presencial do Encontro, onde crianças e adolescentes institucionalizados puderam ter uma tarde diferente, agradável e divertida. Os pretendentes, ainda em espera, tiveram a oportunidade de conhecer perfis diversos daquele indicado no processo, refletir, e ampliar horizontes. O evento tem formato bastante informal, com brincadeiras e lanche. As atividades são coordenadas de modo a permitir aproximação, interação e conversas. 

Os interessados puderam ser inscrever até o dia 12 de junho, no site do Grupo de Apoio, pelo endereço: https://projetoencontro.org.br/inscreva-se.php 

O regulamento completo pôde ser acessado no link: https://projetoencontro.org.br/posso-participar.php 

 

Cronograma: 

19/06 a 14/08: Programa Online de Reflexão para Adoção Tardia.  OBRIGATÓRIO. Foi enviado um vídeo semanal sobre o tema e após assisti-los, os dois cônjuges ou companheiros, quando houver, participaram de uma reunião online às 19h de cada domingo. Essa reunião será mediada pela equipe técnica do projeto com duração aproximada de 1h30min. 

A autorização para participar da festa dependerá do envolvimento dos pretendentes no Programa de Reflexão, incluindo assistir todos os vídeos, participar das reuniões online e realizar as demais atividades que venham a ser propostas. Também são pré-requisitos a participação em um Grupo de Pós Adoção, para conhecer melhor a realidade da adoção tardia, e obter a recomendação da equipe técnica do projeto. 

20/08: Festa (sábado das 13:30h às 18h).  

27/08: Reunião obrigatória para quem manifestar interesse por algum infante (sábado das 13:30h às 18h). Quem é de outra cidade, precisa se organizar para vir duas vezes a Curitiba, no dia da festa e para esta reunião. A presença dos dois cônjuges ou companheiros, quando houver, é indispensável. (O endereço será divulgado no dia da festa). 

Todos os compromissos acima têm 15 minutos de tolerância. 

Desde sua primeira edição, em 2015, o Projeto já viabilizou mais de 50 adoções de crianças e adolescentes de diversas comarcas do Paraná, para as quais não haviam sido, até então, identificados pretendentes interessados. 

Fonte: TJPR