Ministro do STJ Humberto Martins profere Aula Magna no TJPR
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Ministro do STJ Humberto Martins profere Aula Magna no TJPR

MINISTRO DO STJ HUMBERTO MARTINS PROFERE AULA MAGNA NO TJPR
Palestra sobre “Direito Falimentar e Recuperacional e Direito Comparado” faz parte do curso sobre Falência e Recuperação Judicial da PUCPR
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na quinta-feira (24/04), para a Aula Magna do curso de Pós-graduação em Falência e Recuperação Judicial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A palestra “Introdução ao Direito Falimentar e Recuperacional e Direito Comparado”, proferida pelo ministro, ressaltou a importância de amar o que se faz em todas as áreas para que se tenha crescimento social e econômico. “Nosso tema é sobre preservar, superar a crise e garantir a função social ao criar critérios de sobrevivência para as empresas. Só se produz com garantia social e estabilidade jurídica”, explicou o ministro.
“Este momento, fruto da parceria entre a PUCPR, a Escola Judicial do Paraná e a Escola da Magistratura do Paraná, marca o início de uma importante jornada acadêmica voltada ao aprimoramento de uma área crucial para o desenvolvimento econômico e social do nosso país”, frisou a presidente do TJPR, Lidia Maejima. O diretor da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Roberto Portugal Bacellar, comentou sobre a importância do caráter humanista dos ensinamentos do ministro Humberto Martins. “É a proposta de uma sociedade solidária, fraterna e igualitária, em que vamos erradicar a pobreza para que todos saiam do estado de miserabilidade, respeitando a dignidade da pessoa humana”, afirmou o ministro Humberto Martins.
Evento reuniu autoridades e estudantes
A palestra reuniu alunos da graduação e pós-graduação da universidade na presença da presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima; do diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Roberto Portugal Bacellar; do presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Marcel Ferreira dos Santos; da diretora-geral da Escola da Magistratura do Paraná, Rafaela Mattioli Somma; e dos coordenadores do curso de pós-graduação da PUCPR Alexandre Nasser de Melo e Eduardo Oliveira Agustinho.