Programa de Gestão da Inovação

 

   

O Programa de Gestão da Inovação, estabelecido pela Resolução nº 329/2022-OE, desempenha um papel estratégico ao estimular ideias inovadoras, além de promover seu desenvolvimento e implementação. Essa iniciativa catalisa avanços significativos na prestação jurisdicional, através da adoção de novas metodologias, ferramentas e instrumentos nos processos de trabalho. Seu foco se estende ao aprimoramento das atividades judiciais e administrativas, incentivando a cultura da inovação, o foco no usuário, o trabalho colaborativo, a transparência e a desburocratização.

Sob a gestão do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o Programa se harmoniza com a Política Nacional de Gestão de Inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme delineado pela Resolução CNJ nº 395/2021, e contribui para a Meta Nacional nº 9 do Poder Judiciário, que tem por objetivo fomentar a inovação.

A referida Resolução também detalha a estrutura organizacional e as competências do Laboratório de PD&I, que é composto por: Supervisão, Conselho, Coordenação, Assessoria e o TJPRlab. A missão desta unidade é conduzir estudos, pesquisas e o desenvolvimento de projetos e programas inovadores, buscando o aprimoramento contínuo das atividades judiciais e administrativas. Isso é realizado em estreita colaboração com as diversas áreas da instituição e seguindo as diretrizes da administração superior.