Promovido o Primeiro Encontro de Instituições Facilitadoras de Grupos Reflexivos e Responsabilizantes para Autores de Violência Doméstica e Familiar da Cidade de Curitiba

Em 19 de agosto de 2024, durante a 27ª Semana Pela Paz em Casa, ocorreu o Primeiro Encontro de Instituições Facilitadoras de Grupos Reflexivos para Autores de Violência Doméstica e Familiar da cidade de Curitiba.

​​​​​​O evento teve como objetivo promover a integração e o diálogo entre setores do TJPR e as instituições conveniadas e parceiras que atuam com grupos reflexivos nesta capital. A iniciativa emergiu da necessidade de favorecer o compartilhamento de informações e de experiências entre as entidades envolvidas, além de incentivar a parametrização das práticas já adotadas.

Participaram da abertura do evento a Coordenadora desta CEVID, Desembargadora Ana Lucia Lourenço, e o vice coordenador, Juiz de Direito Dr. Marcos Antônio da Cunha Araújo.

O encontro contou com seis painéis de apresentação de Grupos Reflexivos atualmente em funcionamento em Curitiba,  representados na ocasião pela Psicóloga Judiciária Maria Raquel Diz Muniz, do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Curitiba; pela Assistente Social Renata Wistuba Corrêa e pelo Psicólogo Gustavo de Farias Fidelis, representantes do Conselho da Comunidade de Curitiba; pela Psicóloga Judiciária Maria José Moreira da Silva, servidora da CEMSU (Central de Medidas Socialmente Úteis) do TJPR; pela professora Dra. Alexandra Arnold Rodrigues, vinculada à FAE Centro Universitário; pelo Professor Dr. Adriano Valério dos Santos Azevedo, docente da Universidade Tuiuti do Paraná, bem como pela Professora Dra. Talita Quinsler Veloso, representante do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Os referidos representantes realizaram apresentações que contemplaram histórico e metodologias dos grupos facilitados e por eles coordenados.

O encerramento do encontro foi mediado por servidoras da CEVID, a Assistente Social Judiciária Adriana Stall de Souza e a Psicóloga Judiciária Ceciana Ames Schallenberger e teve como convidado o Psicólogo Dr. Daniel Fauth. Na ocasião, foi abordada a atuação da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar na temática dos Grupos Reflexivos, como também foram apresentadas propostas de metodologias e estratégias com o intuito de proporcionar um atendimento mais eficaz e coeso para os participantes dos Grupos Reflexivos.