Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) participa de lançamento de Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres com apoio do Governo do Estado do Paraná.

Ocorreu, no dia 13 de agosto de 2024, no Palácio Iguaçu, o lançamento do Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres. Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nós Por Elas (NPE) para reconhecer empresas comprometidas com a causa da prevenção e do combate à violência de gênero.

A desembargadora Ana Lúcia Lourenço, coordenadora da CEVID/TJPR, participou da cerimônia, que contou com a presença do vice-governador, Darci Piana; da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte; da presidente do Instituto Nós Por Elas, Natalie Alves; da presidente da OAB-PR, Marilena Winter; e demais autoridades.

Para a concessão do Selo de Boas Práticas, são avaliados 14 itens pela certificadora, a fim de determinar o nível de comprometimento com a causa da prevenção e combate à violência contra a mulher. Entre eles estão: a promoção de ações educativas junto aos funcionários, a capacitação de colaboradores para que possam receber e encaminhar denúncias, a adoção de normas de compliance e a criação de bancos de talentos específicos para vítimas de violência doméstica. Os 14 critérios podem ser consultados no site do Instituto Nós Por Elas.

Destaca-se que, no Paraná, a iniciativa também conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e, em seu lançamento, recebeu a adesão de entidades como a Fecomércio, Sebrae, ACP, Fetranspar, Ocepar, Faciap e Fiep, que também assinaram o protocolo de intenções para fomentar o selo no Estado.

Com informações da comunicação SEMIPI


​​       Fotos: Robson Mafra/SEMIPI