CEVID Participa do 2° Mutirão da Ação Itinerante para Promoção das Pessoas em Situação de Rua

Nos dias 21 e 22 de agosto, das 9h às 13h, foi realizado o 2º Mutirão De Ação Itinerante para a Promoção Dos Direitos Das Pessoas Em Situação De Rua. A iniciativa foi realizada em alusão ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, o dia 19 de agosto, em que se rememora a tragédia ocorrida na Praça da Sé, em São Paulo, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito foram feridas em uma ação policial. A concentração ocorreu na Rua Dr. Faivre, n° 1348, Centro.

O 2° mutirão contou com a colaboração de diversos entes, entre eles: Instituto de Identificação do Paraná, Tribunal Regional Eleitoral, Justiça Militar – Alistamento, Arpen, TJPR, MPPR, DPE, DPU, INSS, Justiça Federal, Receita Federal, CEIM, FAS – CADúnico e Puc-Pr. Foram realizadas doações de roupas e disponibilizados serviços de banho e corte de cabelo, prestados por ONG’S. Ainda, houve doação de ração e vacinas para animais de estimação. A Cevid integrou a equipe do Tribunal de Justiça, colaborando na triagem e direcionamento das pessoas para os serviços por elas solicitados.

O mutirão é uma iniciativa do GT- PopRua, criado a partir de um termo de cooperação técnica entre o TJPR, o Ministério Público do Paraná (MPPR) e a Defensoria Pública Estadual (DPE-PR) com objetivo de desenvolver ações de mobilização, articulação, capacitação e integração de esforços entre a sociedade civil, a iniciativa privada, instituições e órgãos públicos. A finalidade principal dessa cooperação é promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais das pessoas em situação de rua. O Grupo está alinhado à Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, para aprofundar o envolvimento do Poder Judiciário na causa da defesa e da proteção dos direitos constitucionais dessa parcela da população.